segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tecnologia na sala de aula

                                                                                  




Ao ler a expressão: ‘Tecnologia em sala de aula’ qual imagem que passa por sua cabeça? Uma sala cheia de computadores? Lousas digitais? O que você visualiza?
Mas afinal, o que é tecnologia?  Você saberia explicar?
“Tecnologia (do grego τεχνη — “ofício” e λογια — “estudo”) é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e (ou) utilizados a partir de tal conhecimento…”
“Conjunto de ideias, conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional; aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral; maquinário sofisticado.”
“Tem o objetivo de eliminar as tarefas repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente, aumentando a produtividade e os benefícios.”
Observando as definições acima, podemos afirmar então que o bom e velho livro didático também é uma tecnologia? E a lousa clássica (com giz e apagador)? Ou o próprio lápis…Você ainda imagina apenas as citadas no início do texto?
Vi uma frase interessante em um slide share sobre tecnologias, do passado, do presente e do futuro onde dizia: “Todas as eras foram, portanto, cada uma à sua maneira, eras tecnológicas (KENSKI, 2004) ” Essa frase fez-me recordar de  um projeto de uma escola,  onde construíram um túnel com tecnologias de diversas épocas e à medida que você ia andando visualizava a evolução de algumas máquinas como as da escrita (máquina de escrever e computador por exemplo). Achei muito interessante a ideia.
#Reflexão: Pensar e analisar a evolução da história da tecnologia é uma das formas de podermos refletir sobre a importância do uso consciente das diversas tecnologias que nos cercam?
Sugiro a leitura de alguns links sobre o assunto:
Fonte:  http://biosferams.org/2010/06/tecnologia-em-sala-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário