Ao ler a expressão: ‘Tecnologia em sala de aula’ qual imagem que passa por sua cabeça? Uma sala cheia de computadores? Lousas digitais? O que você visualiza?
Mas afinal, o que é tecnologia? Você saberia explicar?
Vejamos algumas definições:
“Tecnologia (do grego τεχνη — “ofício” e
λογια — “estudo”) é um termo que envolve o conhecimento técnico e
científico e as ferramentas, processos e materiais criados e (ou)
utilizados a partir de tal conhecimento…”
“Conjunto de ideias, conhecimentos e
métodos para construir algo de forma racional; aplicação dos
conhecimentos científicos à produção em geral; maquinário sofisticado.”
“Tem o objetivo de eliminar as tarefas
repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente,
aumentando a produtividade e os benefícios.”
Observando as definições acima, podemos
afirmar então que o bom e velho livro didático também é uma tecnologia? E
a lousa clássica (com giz e apagador)? Ou o próprio lápis…Você ainda
imagina apenas as citadas no início do texto?
Vi uma frase interessante em um slide share sobre tecnologias, do passado, do presente e do futuro onde
dizia: “Todas as eras foram, portanto, cada uma à sua maneira, eras
tecnológicas (KENSKI, 2004) ” Essa frase fez-me recordar de um projeto
de uma escola, onde construíram um túnel com tecnologias de diversas
épocas e à medida que você ia andando visualizava a evolução de algumas
máquinas como as da escrita (máquina de escrever e computador por
exemplo). Achei muito interessante a ideia.
#Reflexão: Pensar e
analisar a evolução da história da tecnologia é uma das formas de
podermos refletir sobre a importância do uso consciente das diversas
tecnologias que nos cercam?
Sugiro a leitura de alguns links sobre o assunto:
Fonte: http://biosferams.org/2010/06/tecnologia-em-sala-de-aula/
Nenhum comentário:
Postar um comentário